Rina Brasil

Selecione o pais

NOTÍCIA - 22/07/2016

​Nova revisão da Convenção SOLAS​

De acordo com as disposições da nova revisão da Convenção SOLAS 74, estabelecida pela IMO (International Maritime Organization), a partir de 1º de Julho de 2016 será obrigatório declarar o Peso Bruto Verificado (VGM – Verified Gross Mass) de cada container antes de ser carregado a bordo do navio.

O VGM pode ser declarado apenas por agentes de frete (aqueles que devem obter e documentar o peso bruto verificado de um container) com certificação ISO 9001 ou ISO 28000, ou, alternativamente, com o requisito AEO (Authorized Economic Operator). Para cumprir com os regulamentos acima, o escopo do certificado ISO 9001, emitido por uma empresa de certificação acreditada, deve especificar a atividade de pesagem.

O requisito deve ser aplicado independentemente do país onde a Organização esteja localizada, uma vez que o SOLAS 74 é aplicado mundialmente.

Se solicitado pelas organizações, o RINA Services pode imediatamente submeter ofertas para a atividade de certificação ISO 9001 (Primeira Certificação ou Revisão do escopo incluindo a atividade de pesagem). Logo em seguida, documentações específicas serão emitidas, baseadas nas disposições da Convenção SOLAS​.

msc1_circ1475_guidelines.pdf (0,17 MB) resolution_MSC_380_94.pdf (0,05 MB)