​​​​​​​​Home >> SOBRE NÓS >> Nossa História

RINA SERVICES: 150 ANOS DE HISTÓRIA

1861: Estabelecimento do Registro Italiano NAVALE

A sociedade de classificação Registro Italiano Navale foi criada em Gênova e uniu as frotas regionais sob uma única bandeira para cobrir o risco de perdas e danos ao casco e aparelhamento de embarcações à vela.

Em nosso primeiro ano de operações, as 13 agências RINA classificaram 340 embarcações.

1885: Expansão internacional

Um escritório em Xangai foi aberto, um projeto pioneiro que inaugurou a política de expansão internacional.

1919: Acordos internacionais

Os primeiros acordos internacionais foram assinados com o British Corporation Register, o American Bureau of Shipping e o Teikoku Kaiji Kyokai, para a representação mútua nos respectivos países e harmonização das regras e regulamentos.

1956 – 1960: Novos acordos internacionais

Novos acordos mútuos com outros registros de classificação. O RINA se juntou ao Instituto Internacional de Soldadura (IIW - International Institute of Welding), a Organização Internacional para Padronização (ISO - International Standardization Organization), a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC - International Electrotechnical Commission) e o Congresso de Estruturas Navais Internacional (ISSC - International Ship Structures Congress).

1968: Fundação da IACS

O RINA fundou a Associação Internacional das Sociedades de Classificação (IACS - International Association of Classification Societies), com seis outros registros: American Bureau of Shipping, Bureau Veritas, Det Norske Veritas, Germanischer Lloyd, Lloyd’s Register of Shipping e Nippon Kaiji Kyokai.

1970: Entrada no campo industrial

O Registro Nazionale ampliou sua estrutura técnica: um grupo especial foi formado para adquirir e fornecer serviços industriais, para lidar com as exigências alteradas da marinha mercante correspondentes ao rápido desenvolvimento da tecnologia industrial associada.

1999: Transferência para RINA S.p.A.

O Registro Italiano Navale mudou para RINA S.p.A., uma sociedade anônima constituída em Gênova para realizar avaliações, inspeções, certificação e pesquisa em materiais, projetos, tecnologias, produtos e instalações.

Os serviços prestados ao mercado marítimo e para os outros setores de produção são consistentes com as leis nacionais, comunitárias e internacionais, no cumprimento dos compromissos atribuídos pelas administrações públicas ou por outras autoridades.

1º de junho de 2002: Nova governança

Ugo Salerno foi nomeado CEO do RINA S.p.A.

2009: RINA Services S.p.A.

O RINA SERVICES S.p.A. foi estabelecida e todas as operações, licenças e credenciamentos que lidam com classificação, certificação, testes e inspeções foram transferidas para o RINA SERVICES S.p.A.

2013: Grupo Multinacional

O Grupo RINA foi criado, compreendendo a holding RINA S.p.A. e duas linhas de negócio geridos pelo RINA SERVICES S.p.A. e D'Appolonia.