Rina Brasil

Selecione o pais

Skip Navigation LinksPagina inicial >> NOSSOS SERVIÇOS >> Certificação >> De Pessoas >> Soldadores >> Veículos e componentes ferroviários

Veículos e componentes ferroviários


Soldagem na fabricação de um veículo ferroviário é um processo importante em relação à segurança nos transportes públicos.

Fabricantes de solda que realizam trabalhos de soldadura em veículos ferroviários, componentes e subconjuntos, devem ser certificados de acordo com esta norma, se especificado por clientes, contratos ou propostas.

À pedido do fabricante, o RINA Brasil como organismo de certificação reconhecido compromete-se com a verificação da conformidade com os requisitos da EN 15085, em particular:
  • pessoal de solda (coordenadores de soldagem, soldadores, operadores de soldagem) Requisitos
  • coordenadores de soldagem são entrevistados para demonstrar que eles têm o conhecimento técnico necessário na soldadura de acordo com a ISO 14731 e EN 15085 EN
  • especificações do procedimento de soldagem com base em WPQR
  • teste de qualificação de soldadores
  • teste de qualificação de operadores de soldagem
  • espécimes adicionais de teste (mock-up), de acordo com a norma EN 15085-4
  • requisitos técnicos da oficina de produção e equipamento técnico de soldagem
  • requisitos de qualidade de soldagem de acordo com as partes relevantes da EN ISO 3834.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Certificação de acordo com a EN 15085-2 é um elemento estabelecido de garantia de qualidade e é sempre mais necessário na Europa, bem como fora da Europa para a aceitação de trabalhos soldados no mercado ferroviário e da indústria.

Processos de soldagem e junção, em particular sobre as estruturas de suporte de carga, exigem uma atenção especial e a implementação de critérios de qualidade EN15085 assegura que os requisitos técnicos fundamentais de soldagem são atendidos por empresas de fabricação.

ETAPAS DE SERVIÇOS E EQUIPE

O prazo de duração da auditoria depende do nível de certificação (CL) exigido pelo fabricante e o tamanho da empresa em termos de número de trabalhadores envolvidos em atividades de fabricação por soldagem.

A validade do certificado está limitada a um máximo de 3 anos. Durante o período de validade, a RINA Brasil verifica, pelo menos anualmente o cumprimento dos requisitos da norma. Antes de o certificado expirar, o fabricante de solda pode solicitar a renovação pela RINA.

PERGUNTAS FREQUENTES

O fabricante de soldagem precisa ser certificado de acordo com a EN ISO 3834?
Os requisitos da parte relevante da EN ISO 3834 devem ser cumpridos, mas nenhuma certificação de acordo com a EN ISO 3834 é necessária.

Quais são os requisitos para os coordenadores de soldagem?
O fabricante de soldagem devem ter coordenadores de soldagem adequadamente experientes com o conhecimento técnico relevante de acordo com a EN ISO 14731.

O fabricante deve provar claramente para a RINA que o conhecimento técnico dos coordenadores de soldagem está no nível exigido. As tarefas e áreas de competência dos coordenadores de soldagem são indicados no anexo B da norma EN 15085-2.

Em casos especiais, os coordenadores de soldagem subcontratados que não são empregados pelo fabricante de soldagem podem ser reconhecidos como coordenador de soldadura responsável, se estiverem reunidas as condições exigidas pela EN 15085-2.​

Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.