Rina Brasil

Selecione o pais

Skip Navigation LinksPagina inicial >> NOSSOS SERVIÇOS >> Certificação >> Sistemas de Gestão >> Sistema de Gestão Antissuborno

Sistema de Gestão Antissuborno


Um dos fatores-chave da reputação de uma Organização é a sua capacidade de realizar seus negócios de maneira leal, correta, transparente e honesta, bem como com integridade, em conformidade com as leis, regulamentos, padrões internacionais e diretrizes nacionais e internacionais, aplicáveis aos negócios da Organização.

Introdução

A norma ISO 37001 "Sistemas de Gestão Antissuborno" visa suportar as organizações na sua luta contra a corrupção (ações anti-corrupção), criando um modelo de integridade, transparência e conformidade.
Embora esta norma não possa garantir a erradicação do suborno, pode suportar a implementação de medidas eficazes para preveni-lo e mitigá-lo.

Principais benefícios

O Sistema de Gestão Antissuborno pode ser um sistema autônomo ou pode ser integrado com outros sistemas de gestão, podendo optar por implementá-lo junto com, ou como parte, dos seus outros sistemas de gestão, tais como da qualidade, meio ambiente e segurança e saúde.
Especificamente, no que diz respeito às Organizações sujeitas ao direito brasileiro, a critério das autoridades públicas, a certificação do Sistema de Gestão Antissuborno conforme ISO 37001 pode contribuir para demostrar a implementação (total ou em parte) de um “Programa de Integridade” de acordo com o Decreto 8420/2015, que regulamenta a Lei 12846/2013 (conhecida como “lei anti-corrupção”).

Por que o RINA Brasil?

O RINA possui acreditação internacional do ACCREDIA, e no Brasil, possui acreditação INMETRO (CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação) para as certificações emitidas, assegurando a credibilidade dos certificados emitidos.

Graças à sua vasta experiência no campo da conformidade de organizações (compliance), o RINA possui os profissionais e as competências ideais para auxiliar as empresas através do processo de certificação de acordo com a norma ISO 37001, e garante equipes de auditoria com experiência nos setores em que a organização opera.

Procedimento de certificação

A conformidade do Sistema de Gestão com a norma de referência é verificada por meio de um programa de auditoria que inclui:
  • Auditoria inicial de certificação em dois estágios
  • Uma auditoria de monitoramento durante o primeiro ano
  • Uma auditoria de monitoramento durante o segundo ano
  • Uma auditoria de renovação da certificação no terceiro ano.
Na elaboração do programa de auditoria, são levados em consideração o tamanho da organização, o escopo da certificação e sua abrangência, a complexidade do Sistema de Gestão, os produtos e processos, o grau de eficácia do Sistema de Gestão, os resultados das auditorias anteriores e quaisquer certificações já emitidas à organização, ou outras auditorias já realizadas.

PERGUNTAS FREQUENTES

Empresas com certificação de acordo com a norma ISO 37001 estão definitivamente livres de corrupção?
A certificação por uma terceira parte independente não certifica a ausência de atos de suborno por parte da Organização, mas assegura que, como parte de seu sistema de gestão, a Organização aplicou os requisitos estabelecidos na norma ISO 37001 que, se implementadas corretamente, permitem reduzir o risco de atos de suborno.
Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.