Rina Brasil

Selecione o pais


Em vigor a partir de 1º de julho de 1988 como SOLAS Cap. IX, o ISM fornece uma norma internacional para a gestão e operação seguras de navios e prevenção da poluição. Seus objetivos são garantir a segurança no mar, prevenir danos corporais, perda de vidas e evitar danos ao meio ambiente, com especial atenção ao meio ambiente marítimo.

Ele é aplicável a todos os navios oceânicos de mais de 500 toneladas brutas e a seus Proprietários ou Sociedades Gestoras, que assumiram responsabilidade pela operação do navio.

DETALHES DO SERVIÇO

O Código ISM exige que os proprietários e operadores de navios coloquem em prática um Sistema de Gestão da Segurança – Safety Management System (SMS) – acolhendo os seus objetivos e envolvendo a totalidade das operações e navios gerenciados da Empresa.

O SMS permite que uma Empresa meça o seu desempenho em relação a um sistema documentado, e isso permite que a Empresa identifique áreas de melhoria nas práticas de segurança e medidas de prevenção da poluição.

POR QUE O RINA BRASIL?

O RINA é reconhecido por cerca de 100 bandeiras, com uma rede mundial e auditores altamente qualificados capazes de descobrir e identificar as melhores soluções adequadas para melhorar as áreas mais fracas de sistemas de gestão e prevenir lacunas, se houver.

Na realização de verificações, o RINA Brasil também leva em conta as necessidades específicas das Administrações de Bandeira individuais. Podemos realizar a certificação ISM também para navios não classificados com o RINA.

Além disso, a RINA Academy oferece cursos de treinamento sobre Sistema de Gestão de Segurança em conformidade com os requisitos do Código ISM (DPA, Auditor Interno, Curso de Atualização).

ETAPAS DE SERVIÇOS E EQUIPE

De acordo com o Código ISM e mediante resultados satisfatórios, o RINA emite dois certificados oficiais:
  • DOC (Document of Compliance - Documento de Conformidade), a ser emitido para a Empresa
  • SMC (Safety Management Certificate - Certificado de Gestão de Segurança), a ser emitido para cada navio.
O processo de certificação ISM consiste das seguintes etapas:
  • Para a Empresa: Documento de Conformidade (DOC)
    • revisão da documentação do Sistema de Gestão da Segurança
    • auditoria interina para a emissão de DOC provisório (válido por um ano)
    • auditoria inicial e emissão de DOC pelo prazo integral (válido por cinco anos)
    • após a emissão de certificado pelo prazo integral, quatro auditorias anuais, e uma auditoria de renovação do DOC após 5 anos.
  • Para o Navio: Certificado de Gestão de Segurança (SMC)
    • após a emissão do DOC para a empresa, auditoria interina para a emissão de SMC interino, válido por seis meses
    • auditoria inicial e emissão de SMC pelo prazo integral (válido por cinco anos)
    • auditoria intermediária após o 3º ano do período de certificação
    • renovação de SMC depois de 5 anos.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual é a faixa de aplicabilidade do ISM?
O ISM é fornecido para as empresas que operam navios que realizam viagens internacionais, tais como: navios de passageiros, incluindo embarcações de passageiros de alta velocidade; petroleiros, navios químicos, gaseiros, graneleiros e embarcações de carga de alta velocidade de 500 toneladas brutas e acima; outros navios de carga e unidades móveis (auto-propulsão) de perfuração offshore de 500 toneladas brutas ou mais.

E quanto à harmonização de ISM, ISPS e outras certificações de sistemas de gestão?
O RINA BRASIL ​também oferece certificações ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 50001 e pode planejar em uma base customizada um agendamento de auditorias adequadas em vista a melhores práticas.

É possível que uma empresa de várias bandeiras seja certificada?
Sim, o DOC será emitido por acordo entre as Administrações de Bandeira envolvidas.
Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.