Rina Brasil

Selecione o pais

Skip Navigation LinksPagina inicial >> NOSSOS SERVIÇOS >> Classificação >> Consultoria Técnica Naval >> Eficiência e Economia Energética >> Notação de classe adicional EEDI (Energy Efficiency Design Index)

Notação de classe adicional EEDI (Energy Efficiency Design Index)


O RINA concebeu a notação de classe adicional EFFICIENT SHIP (NAVIO EFICIENTE) - EEDI (Energy Efficiency Design Project), para identificar navios que têm um bom desempenho em eficiência energética em uma determinada velocidade operacional e TPB (tonelagem de porte bruto).

A notação de classe adicional é atribuída a navios para os quais casco, propulsão e eficiência de geração de energia elétrica, em determinadas velocidades e calados, são verificados por uma sociedade externa e identificados como superando os valores mínimos de eficiência estabelecidos.

Sendo o EEDI um índice de projeto, ele não é capaz de capturar a eficiência do navio no padrão operacional real.

FOCO TÉCNICO

Hoje em dia, o custo do combustível é um assunto muito sensível para a indústria naval. Projetos para economia de combustível e técnicas de economia de combustível são anunciados, analisados, implementados e avaliados por armadores e partes interessadas; e um instrumento para destacar soluções tecnicamente corretas é necessário.

Não há dúvida de que baixo consumo de combustível e, consequentemente, um alto desempenho energético estão entre as características mais importantes que um navio deve ter.

A notação de classe adicional EFFICIENT SHIP (NAVIO EFICIENTE) destaca que um navio tem:
  • motor principal e auxiliar caracterizados pela alta eficiência
  • um baixo consumo de óleo combustível, que não impede o navio de ter uma boa capacidade de trabalho.

POR QUE O RINA BRASIL?

Especificações de contruções de navios estão relatando redução do consumo diário de óleo combustível nesses últimos anos: uma avaliação por terceiros da real eficiência operacional do navio é cada vez mais importante.

O RINA Brasil está entre as primeiras sociedades de classificação a emitirem uma notação de classe adicional, dedicada à eficiência energética de um navio e com base na verificação da eficiência do motor do navio e da capacidade de transporte do navio a uma velocidade e calado especificados.

ETAPAS DE SERVIÇO

O processo para a atribuição da notação de classe adicional é:
  • exame do documento exigido
  • realização de provas de mar dedicadas.

PERGUNTAS FREQUENTES

A notação de classe adicional é específica para o tipo de navio?
Sim, EFFICIENT SHIP (NAVIO EFICIENTE) contém parâmetros diferentes para tipos de navios e motores de dois e quatro tempos.

É possível atribuir EFFICIENT SHIP (NAVIO EFICIENTE) a todos os navios?
Sim, essa classe adicional pode ser concedida a navios novos (construção) e navios já classificadas pelo RINA ou não.​
Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.