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Chicoteamento de navio é a rápida flexão da viga do casco como consequência de um impacto de onda em qualquer parte inferior plana ou o alargamento da proa. É um efeito dinâmico e geralmente resulta em oscilações cíclicas de alta frequência da viga de casco, que resultam no aumento momentos de flexão induzida pelas ondas verticais e forças de cisalhamento, em comparação com a teoria linear.

O efeito de chicoteamento é uma vibração do casco com uma frequência fundamental de dois nós. Isso pode produzir tensões similares em magnitude aos esforços de flexão de onda quase-estática.

DETALHES DO SERVIÇO

Em mares agitados, a proa e a popa do navio podem ocasionalmente emergir de uma onda e voltar a entrar na onda com um forte impacto ou batida, já que a estrutura do casco entra em contato com a água. Um navio com tais movimentos excessivos está sujeito a cargas hidrodinâmicas de rápido desenvolvimento.

O navio vai experimentar cargas de impulso com picos de alta pressão durante o impacto entre o casco do navio e da água. São de interesse as cargas de impacto, como a proa batendo, o fundo batendo, a popa batendo, água verde, e cargas de impacto de proa. Essas cargas de impacto são de natureza transitória e podem causar danos estruturais graves.

Eles também podem induzir vibração na viga do casco, principalmente no modo fundamental de 2-nós. Essa vibração na viga do casco é referida como "chicotear".

POR QUE O RINA BRASIL?

O RINA Brasil tem o conhecimento necessário para construir e concluir as simulações necessárias utilizadas como ferramentas para estudar este fenômeno.

ETAPAS DE SERVIÇOS E EQUIPE

A avaliação deste tipo de efeito dinâmico precisa de procedimentos sofisticados de análise e software, assim como profundo conhecimento em simulações de impacto.​

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