Rina Brasil

Selecione o pais

Skip Navigation LinksPagina inicial >> NOSSOS SERVIÇOS >> Classificação >> Materiais e Equipamentos >> Aprovação de Fabricante

Aprovação de Fabricante


A aprovação de fabricante de materiais é um meio para certificar a confiabilidade de um fabricante para produzir materiais de acordo com os requisitos de classificação. Ela é executada em conformidade com as ´Regras para aprovação de fabricantes de materiais` do RINA. A aprovação de fabricante é uma etapa preliminar para a certificação do produto pertinente.

DETALHES DO SERVIÇO

A aprovação de fabricante de materiais é aplicável, mas não limitada, a fabricantes de aço, alumínio e fundição de ligas de cobre, peças forjadas e produtos laminados, tal como exigido pelos requisitos de classificação e/ou pelo cliente.

A lista de certificados de homologação de equipamentos marítimos pode ser encontrada no seguinte link: Homologação RINA Type Approval.

ETAPAS DE SERVIÇO

O procedimento consiste das seguintes etapas:
  • requerimento do fabricante
  • avaliação preliminar da documentação da organização e descrição do processo de produção e ensaio
  • execução de testes em materiais de acordo com um plano preliminarmente acordado na presença de um inspetor do RINA Brasil
  • revisão dos relatórios
  • emissão de certificado de teste RINA Brasil.

PERGUNTAS FREQUENTES

É obrigatória a aprovação do fabricante para materiais a serem instalados a bordo de navios classificados?
Sim, para todos os materiais que compõem as peças mais importantes do navio, se instaladas em um navio classificado pelo RINA Brasil​, é necessário que o fabricante seja aprovado pelo RINA Brasil.

A certificação de aprovação do fabricante tem prazo de validade?
Sim, a validade de um certificado de aprovação do fabricante é geralmente de cinco anos, após tal prazo o certificado precisa ser renovado.

Qual é o processo de renovação de um certificado de aprovação do fabricante?
Um certificado de aprovação de fabricante é renovado mediante o resultado satisfatório da verificação da documentação técnica e de uma nova visita de avaliação às instalações do fabricante. Em caso de mudanças significativas no processo de produção, ou em caso de alterações significativas das normas de referência, uma maior presença de atividades de teste pode ser necessária.

Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.