Rina Brasil

Selecione o pais

Skip Navigation LinksPagina inicial >> NOSSOS SERVIÇOS >> Classificação >> Materiais e Equipamentos >> Fornecedor de Serviços, Materiais e Componentes

Fornecedor de Serviços, Materiais e Componentes


A certificação é obrigatória para produtos que abrangem serviços essenciais a serem instalados em navios classificados pelo RINA Brasil, e é realizada em conformidade com nossas Regras de Ensaio, Certificação e Aceitação de Materiais e Equipamentos Marítimos. O processo de certificação aplicado pode ser o regime de inspeção individual (tradicional) ou o regime de inspeção alternativa.

DETALHES DO SERVIÇO

O regime de inspeção individual é um processo de certificação que implica que a etapa de aceitação final do produto é realizada por inspetores do RINA Brasil nas instalações do fabricante.

Fabricantes que têm um Sistema de Qualidade certificado, em conformidade com a norma ISO 9001 ou uma norma equivalente, e/ou possuem experiência comprovada relevante, podem candidatar-se ao esquema de inspeção alternativa do RINA: um método eficiente, prático e com bom custo /benefício para certificação, que permite que testes sejam realizados de acordo com a programação dos fabricantes sem supervisão externa pelo inspetor de classe.

POR QUE O RINA BRASIL?

O RINA Brasil desenvolveu uma abrangente e estratégica rede internacional de escritórios com equipes dedicadas para atividades de certificação de produtos e materiais.

ETAPAS DE SERVIÇOS E EQUIPE

Na maioria dos casos, o regime de inspeção individual inclui uma revisão do projeto (avaliaçãode desenho/plano) e teste do produto. O procedimento consiste das seguintes etapas principais:
  • Para regime de inspeção individual (tradicional):
    • solicitação do fabricante
    • aprovação preliminar de desenhos, quando exigido pelas regras
    • execução de testes de aceitação na fábrica, sob o monitoramento do inspetor do RINA
    • emissão de certificado de teste RINA.
  • Para esquema de inspeção alternativa:
    • solicitação do fabricante
    • aprovação preliminar de desenhos, quando exigido pelas regras
    • execução de testes de aceitação de fábrica de acordo com o plano de inspeção previamente acordado
    • análise de relatórios de testes do fabricante
    • emissão de certificado de teste RINA.​

PERGUNTAS FREQUENTES

A certificação de produtos e materiais é compulsória para produtos a serem instalados a bordo de navios classificados pela RINA?
Nosso serviço de certificação é necessário para todos os produtos que abrangem serviços essenciais do navio, se instalados em um navio classificado pela RINA.

Quais produtos são considerados como serviços essenciais do navio?
São produtos considerados serviços essenciais do navio, ou seja a serem incluídos em um sistema necessário para o navio operar no mar, ser dirigido ou manobrado, ou realizar atividades relacionadas com o seu funcionamento e para a segurança da vida humana, no que se relaciona com a classe. Exemplos de tais produtos são: placas e perfis do casco, guinchos e cabrestantes, lemes, virabrequins, engrenagens de redução, eixos de cauda(tailshafts), vasos de pressão, válvulas.

O RINA exige a certificação de teste de produtos de tipos aprovados?
Em geral, o controle adicional de produção é necessário para avaliar a conformidade da produção de tipos aprovados, por meio da verificação do produto ou garantia de qualidade de produção (produtos produzidos em massa), e levantamento de testes individuais ou esquema de inspeção alternativa.​
Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.