Rina Brasil

Selecione o pais

Skip Navigation LinksPagina inicial >> NOSSOS SERVIÇOS >> Classificação >> Materiais e Equipamentos >> Type Approval & MED

Type Approval & MED


Homologação (ou type approval) é um procedimento para a aprovação do projeto de um produto, incluindo avaliação de desenho e avaliação de desempenho do ensaio do protótipo, para conformidade com requisitos de classificação ou da administração de bandeira. Ela basicamente implica que o projeto do produto é avaliado uma vez e a aprovação é tornada válida para todos os produtos subsequentes, de projeto idêntico.

DETALHES DO SERVIÇO

Em princípio, a homologação é aplicável a todos os produtos, mas é particularmente adequada para produtos de projeto padrão e/ou rotineiramente fabricados tais como motores a diesel, redutores, mangueiras flexíveis, cabos elétricos, transformadores, válvulas de segurança dos tanques de carga.
  • Para fins de classificação (por exemplo, motores a diesel, cabos elétricos e motores elétricos)
  • Requisitos da administração de bandeira (por exemplo, produtos marítimos)
  • Diretriz Europeia (por exemplo, MED, Diretriz de Embarcações de Recreio).
  • A homologação também pode ser solicitada numa base voluntária pelo fabricante.

    A lista de certificados de homologação dos equipamentos marítimos pode ser encontrada no seguinte link: RINA Type Approval.

    A lista de certificados de homologação tipo CE (módulo B) em conformidade com os requisitos da Diretriz MED pode ser encontrada no seguinte link: MED Directive.

    POR QUE O RINA BRASIL?

    O RINA possui um Laboratório de Ensaios prestando serviços para materiais e equipamentos de proteção contra incêndio de acordo com as normas aplicáveis nacionais e internacionais.

    A instalação de testes é reconhecida pelas seguintes organizações:
    • Organização Marítima Internacional, como uma instalação de testes nacional de referência para os ensaios exigidos pelo Código Internacional para a aplicação de procedimentos para as provas de fogo (Código FTP)
    • Guarda Costeira dos Estados Unidos, para todos os testes exigidos pelo Código FTP da IMO
    • administração italiana, como uma empresa notificada na aplicação da Diretriz European Marine Equipment (MED).
    Estes credenciamentos permitem que o RINA ofereça serviços de teste contra incêndios e de certificação, reconhecidos em todo o mundo, que podem ser efetivamente utilizados pelos fabricantes de instalações e equipamentos para navios e estaleiros em todo o mundo.

    ETAPAS DE SERVIÇO

    O processo de certificação de homologação consiste das seguintes etapas:
    • aplicação do fabricante
    • exame da documentação técnica
    • aprovação preliminar de desenhos, quando exigidos pelas regras
    • definição do programa de testes
    • identificação do laboratório de testes
    • execução de ensaios de tipo
    • revisão dos relatórios de testes
    • emissão do certificado de homologação do RINA.

    PERGUNTAS FREQUENTES

    Uma vez que um produto é homologado, ele precisa ser testado?
    Dependendo dos produtos, novas verificações e testes podem ser necessários para avaliar a conformidade de produtos de protótipos aprovados, por exemplo, por meio de sistemas de inspeção individuais ou alternativos.

    A homologação de um produto precisa ser renovada?
    Sim, a validade de um certificado de homologação é geralmente de cinco anos. Após o vencimento, o certificado precisa ser renovado.

    Qual é o processo de renovação de um certificado de homologação?
    Um certificado de homologação é renovado mediante resultado satisfatório da verificação da documentação técnica fornecida pelo fabricante. Em caso de alterações significativas ao produto feitas pelo fabricante ou, no caso de alterações significativas dos padrões de referência, outras atividades de teste podem ser necessárias.​
    Nome
    Sobrenome *
    E-mail *
    Empresa *
    País
    Cidade
    Telefone

    Solicitar informação

    Obrigada por nos contactar.