Rina Brasil

Selecione o pais

Skip Navigation LinksPagina inicial >> NOSSOS SERVIÇOS >> Classificação >> Navios Militares >> Serviços Especiais

Serviços Especiais de Navios Militares


A Classificação de Navios Militares/de Guerra é um passo importante para a maioria das Marinhas, mas, tradicionalmente, é limitada à certificação da plataforma do navio. Em todo o caso, um valor considerável de um navio de guerra é representado pelo Sistema de Combate que, em geral, é fabricado e instalado a bordo sem qualquer supervisão de terceiros.

A este respeito, o RINA Brasil desenvolveu um serviço específico para inspeção da Instalação Física do Sistema de Combate (CSPI), que permite que estaleiros e Marinhas contem com suporte de terceiros para um aspecto que, até agora, sempre foi subestimado.

DETALHES DO SERVIÇO

O levantamento CSPI é uma abordagem inovadora para a certificação de um navio de guerra e pode ser uma vantagem tanto para as Marinhas quanto para os estaleiros.

Para as Marinhas, o levantamento da CSPI pelo RINA Brasil representa garantia adicional para uma parte valiosa do navio não abrangida na verdade por qualquer certificação.

Ao mesmo tempo, os estaleiros podem se beneficiar da presença de um terceiro que pode prestar apoio na gestão de relações entre o próprio estaleiro, o fabricante de equipamentos do Sistema de Combate e o integrador de sistemas.

Nossa abordagem à Instalação Física do Sistema de Combate é flexível, destinada a não prejudicar a capacidade e operabilidade do Sistema de Combate e a tirar o máximo proveito da sinergia com a atividade de inspeção de plataforma.

POR QUE A RINA Brasil?

Na última década, o RINA Brasil obteve considerável experiência em serviços de classificação e consultoria técnica para todos os tipos de navios de guerra, desde navios de patrulha até porta-aviões.

Além disso, a sinergia com a D'Appolonia completou nossas competências, permitindo o desenvolvimento deste serviço novo e exclusivo para a instalação do Sistema de Combate.

ETAPAS DE SERVIÇO

Nosso envolvimento na Instalação Física do Sistema de Combate começa a partir da revisão dos principais desenhos de CSPI, que representarão a referência para a inspeção a bordo do navio. A inspeção de CSPI é realizada no estaleiro por inspetores devidamente qualificados, de acordo com os desenhos de referência e diretrizes ad-hoc desenvolvidas por nós.

A inspeção de CSPI inclui, entre outros aspectos, a verificação de:
  • roteamento de cabos, blindagem, conexão e rotulagem
  • RF e guias de onda
  • instalação das armas principais (força das fundações, alinhamentos, folgas e aterramento)
  • fornecimento de energia e sistemas auxiliares.

PERGUNTAS FREQUENTES

O RINA Brasil verifica o desempenho do Sistema de Combate?
O nosso envolvimento é limitado a inspeção da CSPI (Instalação Física de Sistema de Combate) e, mesmo que isto possa ser considerado como um passo fundamental no desempenho do Sistema de Combate, isto não é suficiente para assegurar o desempenho global do sistema.

Para efeitos da inspeção da CSPI, o RINA Brasil executa estudos específicos do sistema de combate?
Em geral, os estudos do Sistema de Combate (por exemplo, Blast/Blaze/FOD, EMC, RADHAZ e separação de cabos) são executados pelo Estaleiro ou pelo Integrador do Sistema e revistos pelo RINA Brasil conforme necessário. Se for considerado adequado, podemos executar os nossos próprios estudos, para confirmar a validade da abordagem CSPI.

O RINA Brasil precisa acessar informações confidenciais?
A maioria das informações relacionadas com a CSPI não é confidencial; de qualquer forma, podemos gerenciar o acesso a informações confidenciais em conformidade com as leis pertinentes em vigor.​
Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.