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Notação de Classe Adicional de Offshore


Em um mercado em constante evolução, chegando aos limites da excelência técnica sempre buscando proteger o meio ambiente e a vida humana, o RINA Brasil é o melhor parceiro para escolher.

Nossa experiência com os principais participantes do mercado e nosso envolvimento em projetos inovadores nos levou a desenvolver conjuntos dedicados de regras para unidades que operam no setor de Petróleo e Gás:
  • Regras para a Classificação de Embarcações de Apoio Offshore
  • Regras para a Classificação de Unidades Flutuantes Offshore em locais fixos e Unidades Móveis de Perfuração Offshore.
Junto com as regras acima mencionadas, foi criado um número de notações de classe adicionais dedicadas também desenvolvidas em cooperação com a indústria naval e elas podem ser atribuídas a navios com características melhoradas em termos de segurança, meio ambiente ou qualidade do serviço prestado.

NOTAÇÕES ADICIONAIS DE CLASSE MAIS SIGNIFICATIVAS

Posicionamento Dinâmico (DYNAPOS)
Uma notação de classe dedicada com base na avaliação da automação de máquinas, sistema de gestão de energia e capacidade da unidade para manter sua posição durante operação de mergulho ou instalação de estruturas offshore.

Avaliação de vida de fadiga FATIGUELIFE (Y) ou RESIDUALFATIGUE (Y)
Atribuída a unidades após uma análise de tensões locais das áreas mais críticas das estruturas, a fim de identificar e monitorar hot spots do casco durante a vida de projeto das unidades (Y), a fim de evitar possíveis falhas. O objetivo desta análise é atribuir um número de anos durante os quais garantimos que nenhum grande trabalho de reparo estrutural será solicitado.

Polar Class
Atribuída a navios construídos em aço e destinados para navegação em águas polares infestadas de gelo, exceto quebra-gelos.

Preparação para temperaturas muito baixas (Winterization)
Atribuída a navios destinados a serem operados em clima frio durante longos períodos. O valor “temp”, entre parênteses, é a temperatura de projeto em °C e deve ser tomada como a temperatura média diária do ar mais baixa na região onde o navio se destina a operar.

POR QUE O RINA BRASIL?

A experiência do RINA Brasil em Embarcações de Apoio Offshore (ou seja: navios de apoio a mergulho, risers umbilicais submarinos e embarcações de instalação de linhas de fluxo, etc.) e unidades offshore flutuantes (ou seja: FSRU, FPSO etc) faz do RINA Brasil um parceiro preferencial para serviços de alta tecnologia e personalizados.

Nossos parceiros podem:
  • ter um conjunto de regras dedicado e estabelecido de regras e notações de classe adicionais adaptadas capazes de descrever sintaticamente as características específicas da unidade
  • obter uma classe e certificado oficial emitidos por uma organização externa reconhecida pela maioria das administrações de bandeira em todo o mundo
  • tem uma abordagem de certificação adequada de componentes de segurança críticos, tais como para sistema de mergulho, lançadores de tubulação.

ETAPAS DE SERVIÇOS E EQUIPE

Durante as fases de construção de novos navios e conversão, o RINA Brasil tem uma alta capacidade de mobilização de especialistas em várias disciplinas. Portanto, o RINA Brasil nomeia um gerente de projeto experiente, agindo como ponto de contato único para o cliente e o estaleiro para coordenar os engenheiros de aprovação do plano, a equipe de inspetores envolvida nas instalações do estaleiro e a equipe de técnicos em todo o mundo envolvida em atividades de testes de materiais, componentes, máquinas.

Notações adicionais de classe são geridas juntamente com o processo de classificação e, portanto, são concedidas após a aprovação de plano e verificações a bordo com inspeções e testes dedicados.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual é o momento certo para envolver o RINA Brasil durante o projeto de construção ou conversão?
O momento certo é nos envolver desde o início durante as fases de pré-projeto básico ou de projeto básico [feed], porque já durante estas fases serão definidas as principais características das unidades e seus equipamentos críticos de segurança.

Por serem aspectos que normalmente são altamente influenciados por normas nacionais e internacionais, é sempre importante envolver os nossos peritos a fim de identificar as normas nacionais e internacionais aplicáveis.

O sistema de amarração de unidades de processamento e armazenamento off-shore (tipo SPM ou Spread) é certificado pelo RINA? Em que medida?
Sim, as regras de classe RINA também abrangem os sistemas de amarração. Nossa abordagem de certificação abrange os requisitos estruturais aplicados aos dispositivos relativos ao sistema de amarração, que são dedicados à função de amarração e são interessados na transmissão das cargas de amarração.

Tais estruturas estão localizadas entre as fundações do leito do mar (excluída) e os reforços estruturais ou o equipamento de amarração (incluído), dependendo do arranjo do sistema de amarração, fazendo a interface entre a unidade e o próprio sistema de amarração.

O pedido abrange também os componentes mecânicos de carga da torre.

As notações de classe adicionais têm uma data de validade?
As notações adicionais de classe estão sempre conectadas ao certificado de classe do navio, portanto estão sujeitas a auditorias anuais e de renovação alinhadas com vistorias de classe periódicas.

Os custos das notações de classe adicionais estão incluídos nas taxas de classificação de navios novos ou atualização?
Notações adicionais de classe em geral exigem o envolvimento de equipes altamente especializadas e, portanto, são cotadas separadamente das taxas de classificação.

As verificações periódicas das notações de classe adicional implicarão paradas adicionais para o meu navio?
Todas as verificações podem ser realizadas durante as vistorias periódicas de classe regular com praticamente nenhum impacto sobre a operacionalidade do navio.​
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