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Avaliação ISO 26000


A avaliação de Responsabilidade Social permite a “medição” do nível de implementação por organizações da Orientação ISO 26000:2010 usando critérios objetivos, ou seja, a adoção de comportamento socialmente responsável em relação aos temas centrais: governança, direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, práticas leais de operação, questões dos consumidores, envolvimento e desenvolvimento comunitário.

A Responsabilidade Social é baseada em determinados princípios que uma organização deve incorporar e colocar em prática nas suas atividades e nas suas relações com a opinião pública e as partes interessadas. Esses princípios incluem:
  • prestação de contas sobre os impactos sociais e ambientais de suas atividades e decisões
  • adoção de um comportamento ético e transparente, em conformidade com o Estado de direito e as normas internacionais de comportamento
  • consideração dos interesses, necessidades e expectativas das partes interessadas.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Integrar a Responsabilidade Social em uma organização traz benefícios em relação a:
  • reputação e vantagem competitiva
  • capacidade de atrair e reter trabalhadores, clientes e usuários
  • melhorar o moral dos funcionários
  • relações com investidores, proprietários, doadores e a comunidade financeira
  • apoio real para o desenvolvimento sustentável.
No caso das avaliações anuais, a continuidade no processo de avaliação oferece benefícios adicionais:
  • a oportunidade de destacar os progressos realizados entre duas avaliações
  • oferecer à organização alvos potenciais para melhoria
  • oportunidade de comparar diferentes organizações.

POR QUE O RINA BRASIL?

O RINA Brasil, através da sua experiência de longa data em certificação de Responsabilidade Social, pode fornecer às organizações uma avaliação completa e um alto nível de detalhe.

ETAPAS DE SERVIÇOS E EQUIPE

O processo de avaliação, independentemente do resultado da avaliação, conduz à emissão de uma declaração e de um relatório apontando os pontos fortes e fracos da gestão atual da organização.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual é a organização-alvo ideal para a avaliação ISO 26000?
A norma destina-se a todos os usuários que podem estar interessados em melhorar o seu desempenho de responsabilidade social e/ou meios para integrar a responsabilidade social em seu sistema de gestão atual.

A ISO 26000:2010 é uma norma para certificação?
A ISO 26000 não é uma norma para sistemas de gestão: a Orientação foi criada para apoiar e desenvolver e não para fins de certificação.

A declaração emitida pelo RINA tem validade a longo prazo?
Para declarações emitidas pelo RINA, ao contrário dos certificados, não há data de validade ou exigência de renovação periódica. No entanto, a avaliação periódica é aconselhável (por exemplo, uma vez por ano) para assegurar a continuidade adequada do processo de avaliação.​
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