Rina Brasil

Selecione o pais


Diferentes serviços de certificação podem ser prestados pelo RINA Brasil para plantas e instalações destinadas a processos de hidrocarbonetos na área industrial.

Tais certificações podem cobrir um componente individual da instalação industrial, tais como tubulações, vasos de pressão, equipamento específico ou toda a instalação de processo em si, em termos de certificação do seu projeto e realização.

A certificação de componentes e de sistema para uma instalação de processo assegura que o projeto e o desempenho de estruturas e equipamentos essenciais para a integridade e segurança da instalação estão em conformidade com o nível prescrito de confiabilidade conforme exigido pelos códigos industriais aplicáveis.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Já que as tecnologias mudam à velocidade da luz, e a concorrência e as expectativas são sempre crescentes entre operadores industriais, um programa de certificação abrangente, destinado a cobrir o projeto de uma planta de processo desde as suas fases iniciais do projeto conceitual, e por todas as fases de construção e operação (fabricação, instalação, testes e comissionamento), fornecerá ao operador uma declaração objetiva de uma autoridade independente externa reconhecida relevante para a segurança final e adequação à finalidade de sua instalação, melhorando sua reputação na indústria e aumentando o valor de marketing para sua empresa, provando, através da certificação, seu conhecimento e experiência.

POR QUE O RINA BRASIL?

O RINA Brasil vem fornecendo serviços de certificação para a indústria de petróleo e gás nos últimos 30 anos, principalmente relacionados com instalações de processo offshore, como plataformas fixas ou terminais de recepção de GNL, ou plantas de processo em terra, atingindo experiência comprovada de campo em métodos e ferramentas adequadas para minimizar os riscos associados a tal planta de processo industrial.

A Rede RINA de competência e pessoal tem condições de fornecer experiência e conhecimento adequados necessários para gerenciar as diferentes questões e problemas associados ao projeto, fabricação e testes de qualquer componente individual ou sistema de uma instalação de processo, de modo que os riscos operacionais sejam mantidos dentro de níveis aceitáveis.

ETAPAS DE SERVIÇOS E EQUIPE

As atividades de certificação relevantes para a instalação de processo são normalmente realizadas no campo industrial com referência a norma internacional reconhecida como API, ASME, etc., além de leis administrativas e as regulamentações técnicas específicas que podem ser abordadas pelas autoridades, dependendo do quadro aplicável relevante para a localização da fábrica.

O RINA Brasil desenvolveu o seu conhecimento de códigos padrão e esquema de certificação para componentes típicos ou sistema, tais como equipamentos de contenção de processo ou sistema de transporte. A atividade de aprovação do plano é, portanto, realizada de acordo com as normas aplicáveis, bem como inspeções de campo e de testes eventualmente necessárias por inspetores experientes.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais são as diferentes fases de um projeto de instalação de processo cobertas pela certificação?
O processo de certificação pode abranger o projeto desde suas fases iniciais, desde a concepção à realização final, através das principais tarefas de certificação de projeto e fabricação.

Quais são as questões específicas abrangidas por uma avaliação de terceiros para uma instalação de processo?
Além do projeto de planta adequado, em termos de dimensões adequadas de estruturas e equipamentos, aspectos de SMS e operacionais devem ser objeto de verificação específica para que os principais riscos relacionados a uma instalação de processo, tais como incêndio e explosão, sejam reduzidos para níveis tão baixos quanto razoavelmente praticável.

A certificação é aplicável a uma instalação de processo existente?
Sim, neste caso uma avaliação específica deve ser realizada com relação à situação real da planta, através de levantamento e definição apropriados da vida residual do equipamento.​
Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.