Rina Brasil

Selecione o pais

Skip Navigation LinksPagina inicial >> NOSSOS SERVIÇOS >> Inspeção & Auditoria >> Plataformas e Plantas >> Plataformas Offshore Fixas

Plataformas Offshore Fixas


O RINA Brasil oferece serviços de certificação para projeto, construção e instalação de plataformas offshore destinadas à produção de petróleo e gás de reservas offshore.

As instalações offshore são normalmente plataformas de aço ou de gravidade fixas normalmente utilizadas para a extração de hidrocarbonetos em águas rasas e outras unidades para maiores profundidades (TLPs, SPMS, unidades móveis).

A certificação é normalmente fornecida para cobrir as questões e consequentemente lidar com os riscos relevantes relacionados com as diferentes fases de realização de um projeto offshore:
  • projeto de estruturas e de todos os componentes essenciais para a integridade e segurança do sistema
  • fabricação no estaleiro onshore
  • transporte e instalação no local offshore.
Finalmente, a certificação abrange o projeto após a sua preparação e ao longo de todas as fases de construção e operação (produção na fábrica, transporte para o local offshore, operações de instalação marítima e tempo de vida operacional), e pode até mesmo ser estendida além do ciclo de vida do projeto, se o campo de hidrocarbonetos continuar a ser produtivo e o operador precisar de uma re-qualificação da plataforma além de sua vida de projeto original.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

No mercado cada vez mais atento e exigente de hoje, o processo de certificação, no qual um terceiro dá garantia por escrito de que um produto está em conformidade com os requisitos especificados, é uma ferramenta de grande utilidade econômica e social.

A certificação de uma plataforma offshore tem o objetivo principal de assegurar, através da realização de uma avaliação independente do projeto por terceiros, que a instalação industrial vai ser instalada em um cenário socialmente sensível, e que vai respeitar os parâmetros objetivos de segurança, a fim de reduzir, tanto quanto razoavelmente possível, o risco para a vida humana e para o meio ambiente, eventualmente permitindo que o proprietário tenha facilitados os processos de licenciamento e seguros.

Além disso, a importância estratégica da certificação reside na maximização do compromisso de uma organização e na proteção contra competição sem qualificações.

POR QUE O RINA BRASIL?

Nós fornecemos certificações para plataformas offshore fixas desde o início dos anos setenta, com mais de 130 plataformas certificadas até agora pelo RINA Brasil. Nossos inspetores experientes conhecem as regras e o ambiente operacional e verificam se o projeto estrutural, componentes críticos e equipamentos do topside cumprem as normas estabelecidas.

Para esse fim o RINA Brasil está bem familiarizado com as normas e regulamentos internacionalmente reconhecidos, tais como API ou ISO.

ETAPAS DE SERVIÇOS E EQUIPE

Para fins de certificação de instalações offshore, o RINA Brasil desenvolveu suas próprias exigências detalhadas e emitiu as "Regras para a Classificação de Plataformas Offshore Fixas de Aço" como código de referência, que é atualizado periodicamente de acordo com as mais recentes melhorias na pesquisa e padronização da indústria. Além disso, outros códigos e normas internacionalmente reconhecido são utilizados como referência, dependendo do tipo de item sob verificação, de modo que códigos de referência apropriados para a atividade de avaliação de projeto sejam acordados com base nas especificações do projeto.

A avaliação de projetos do RINA Brasil é baseado na análise da documentação do projeto e em verificações independentes, realizadas por pessoal especializado com ajuda de softwares altamente especializados, como SACS ou ISYMOST/NSO.

Após a avaliação do projeto, as fases de construção, transporte e instalação podem ser supervisionadas por inspetores do RINA Brasil, a fim de verificar e certificar a conformidade da instalação, como-fabricada ou como-instalada, com os desenhos e especificações aprovados.

PERGUNTAS FREQUENTES

Que tipo de documentação é exigida pelo RINA Brasil para fins de certificação?
A fim de emitir um certificado de conformidade do projeto da plataforma, a avaliação do RINA Brasil abrange a documentação apropriada para verificar o respeito aos níveis objetivos de segurança, tal como previsto nos códigos e normas de referência; por exemplo, para certificação de projeto, todos os desenhos e relatórios de cálculos sobre análises e verificação exigidas pelas Regras RINA aplicáveis devem ser comunicados.​
Nome
Sobrenome *
E-mail *
Empresa *
País
Cidade
Telefone

Solicitar informação

Obrigada por nos contactar.