Uma estrutura comum de normas para sistemas de gestão, elaborada em 2012 e aplicável às novas normas ISO e a revisões futuras de normas ISO existentes.
HLS significa:
- Terminologia, texto, definições, títulos e a sequência comum dso mesmos
- Maior importância dada ao
conceito de risco
Em particular, todas as normas de sistemas de gestão apresentam:
- Uma estrutura composta por
10 pontos principais
- Dentro de cada ponto há alguns parágrafos e conteúdos, cuja inclusão em todas as normas é obrigatória.
- Se necessário, as normas individuais podem acrescentar
requisitos específicos em relação aos seus campos de aplicação.
HLS – Estrutura
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Escopo
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Referências normativas
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Termos e definições
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Contexto da organização
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Compreender a organização e seu contexto
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Compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas
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Determinar o escopo do sistema de gestão
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Sistema de gestão
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Liderança
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Liderança e compromisso
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Política
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Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
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Planejamento
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Ações para abordar riscos e oportunidades
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Objetivos e planejamento para atingi-los
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Suporte
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Recursos
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Competência
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Consciência
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Comunicação
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Informação documentada
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Operação
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Planejamento e controle operacional
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Avaliação de desempenho
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Monitoramento, medição, análise e avaliação
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Auditoria interna
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Melhoria
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Não-conformidade e medidas corretivas
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Melhoria contínua
HLS em resumo
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Pensamento baseado no risco: a análise de riscos e oportunidades abrangem todos os requisitos normativos. A exigência específica dedicada a "ações preventivas" desaparece.
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Contexto da organização: um conhecimento dos contextos interno e externo, bem como das necessidades e expectativas das partes interessadas, leva à definição correta do campo de aplicação do sistema de gestão. Ele também faz com que seja possível analisar e providenciar fatores críticos (internos e externos) que podem afetar a capacidade da organização de atingir os resultados desejados.
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Liderança: a diretoria deve mostrar liderança e compromisso para que a implementação do sistema de gestão seja integrado nos processos de gestão estratégica da organização.
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Planejamento: permite que a organização perceba as oportunidades oferecidas pelo contexto de referência, analise os riscos associados, e evite impactos negativos que podem afetar a realização das metas.
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Informações documentadas: organizações podem escolher as formas mais adequadas de preparação e manutenção da documentação relacionada a suas operações.
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Gestão do conhecimento: o conhecimento e as habilidades das pessoas são elevados ao status de exigência, já que são considerados um elemento de qualificação para atingir os objetivos da organização.