Pagina inicial >> TÓPICOS PRINCIPAIS >> Revisão de ISO 9001 e ISO 14001 >> ISO 14001:2015 - elementos de mudança ISO 14001:2015 - elementos de mudança BUSCAR SERVIÇOS Introduzione Contexto da organização O contexto da organização é definido como um pré-requisito para a definição do escopo do sistema de gestão ambiental e para o planejamento, reforçando a orientação para as partes interessadas. Antes de identificar o seu escopo e antes de planejar, a Organização deve conhecer o contexto em que ela opera. A edição anterior da norma considerava isto implícito na identificação de aspectos ambientais e no planejamento geral. A fim de definir o escopo para o sistema de gestão ambiental (SGA), a organização deve levar em conta questões internas e externas que podem afetar a sua capacidade de atingir os seus resultados ambientais. Esses fatores incluem: O contexto no qual a organização opera. As necessidades e expectativas das partes interessadas. Liderança: Ênfase no papel chave da Alta Administração: atribuindo funções e responsabilidades específicas, mostra o seu compromisso de assegurar a aplicação efetiva do sistema de gestão ambiental. O compromisso da Alta Administração deve também ser pró-ativo no sentido de proteger o meio ambiente, em seus múltiplos aspectos, incluindo: Prevenção de impactos negativosUso sustentável de recursos Mitigação e adaptação às mudanças climáticas Proteção da biodiversidade e dos ecossistemas. A nova norma não fala mais sobre um Representante da Administração, mas explicitamente envolve a Alta Administração (“Uma pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no mais alto nível").Os resultados do SGA são integrados com o planejamento estratégico da organização. Planejamento Ao planejar o sistema de gestão ambiental, a organização deve levar em consideração riscos e oportunidades, em relação a: Aspectos ambientais significativosRequisitos legais aplicáveis Requisitos relacionados a outras questões internas e externas a fim de refletir sobre eles de forma precisa, ao definir objetivos ambientais. A abordagem de risco deve ser explicada, e sua avaliação deve ser baseada em três fontes: Aspectos ambientaisRequisitos legais Contexto da organização. Suporte: Um novo ponto que inclui todos os requisitos de suporte, ou seja: recursos, competência, conscientização, comunicação e informação documentada.A consciência é elevada ao status de exigência.Informação documentada: Este é o novo elemento real (comum a todas as normas sujeitas a HLS).Substitui os termos "procedimentos" e “registros".Pode ser elaborada e mantida sob a forma que a organização considere mais adequada em relação às suas necessidades, riscos e oportunidades.Não deve ser interpretado como um rebaixamento da obrigação - por parte das organizações - de desenvolver, manter e registrar o que é necessário em termos de sistema. Atividades operacionais: O conceito da Perspectiva do Ciclo de Vida é introduzido, uma abordagem que pede que seja dada atenção para a proteção do meio ambiente em todas as fases de produção: Projeto e desenvolvimento Identificação de matérias-primas Embalagem e distribuição Reutilização e reciclagem Destinação final. A Perspectiva do Ciclo de Vida coloca maior ênfase sobre os requisitos ambientais envolvidos quando da aquisição de bens e serviços, e ao controlar processos que são terceirizados. A Perspectiva do Ciclo de Vida se traduz em uma exigência normativa explícita para: Controle de processos terceirizadosDeterminação de requisitos ambientais para aquisiçõesConsideração dos requisitos ambientais para o desenvolvimento, entrega e tratamento de fim de vida dos produtos/serviços. Dada a necessidade de fornecer informações sobre os potenciais impactos ambientais durante a entrega e tratamento de fim de vida de produtos e serviços. Avaliação de desempenho: Requisitos mais específicos foram adicionados em relação a avaliação do desempenho ambiental, incluindo a necessidade de estabelecer critérios e indicadores para a análise e avaliação do próprio desempenho ambiental. Alguns elementos foram estendidos, conectados com o monitoramento e desempenho de comunicação. É solicitado que a organização determinede forma mais clara: quais aspectos devem ser monitorados e medidos, em relação a fatores específicos os indicadores a serem utilizados para medir o desempenho ambiental quando os resultados d monitoramento e medição devem ser analisados e avaliados. Melhoria: O conceito de "melhoria contínua", associada com o desempenho ambiental, bem como melhorias no sistema de gestão. Os resultados do sistema de gestão ambiental são claramente explicados, ou seja, a melhoria do desempenho ambiental da organização. A nova edição da norma torna estes resultados mais concretos e eficazes. Bisogni Why_RINA Processo Faq Nome Sobrenome * E-mail * Empresa * País Cidade Telefone Estou de acordo que ao clicar em "enviar", estou aceitando a Política de Privacidade Solicitar informação Obrigada por nos contactar. Voltar a Serviços
Introduzione Contexto da organização O contexto da organização é definido como um pré-requisito para a definição do escopo do sistema de gestão ambiental e para o planejamento, reforçando a orientação para as partes interessadas. Antes de identificar o seu escopo e antes de planejar, a Organização deve conhecer o contexto em que ela opera. A edição anterior da norma considerava isto implícito na identificação de aspectos ambientais e no planejamento geral. A fim de definir o escopo para o sistema de gestão ambiental (SGA), a organização deve levar em conta questões internas e externas que podem afetar a sua capacidade de atingir os seus resultados ambientais. Esses fatores incluem: O contexto no qual a organização opera. As necessidades e expectativas das partes interessadas. Liderança: Ênfase no papel chave da Alta Administração: atribuindo funções e responsabilidades específicas, mostra o seu compromisso de assegurar a aplicação efetiva do sistema de gestão ambiental. O compromisso da Alta Administração deve também ser pró-ativo no sentido de proteger o meio ambiente, em seus múltiplos aspectos, incluindo: Prevenção de impactos negativosUso sustentável de recursos Mitigação e adaptação às mudanças climáticas Proteção da biodiversidade e dos ecossistemas. A nova norma não fala mais sobre um Representante da Administração, mas explicitamente envolve a Alta Administração (“Uma pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no mais alto nível").Os resultados do SGA são integrados com o planejamento estratégico da organização. Planejamento Ao planejar o sistema de gestão ambiental, a organização deve levar em consideração riscos e oportunidades, em relação a: Aspectos ambientais significativosRequisitos legais aplicáveis Requisitos relacionados a outras questões internas e externas a fim de refletir sobre eles de forma precisa, ao definir objetivos ambientais. A abordagem de risco deve ser explicada, e sua avaliação deve ser baseada em três fontes: Aspectos ambientaisRequisitos legais Contexto da organização. Suporte: Um novo ponto que inclui todos os requisitos de suporte, ou seja: recursos, competência, conscientização, comunicação e informação documentada.A consciência é elevada ao status de exigência.Informação documentada: Este é o novo elemento real (comum a todas as normas sujeitas a HLS).Substitui os termos "procedimentos" e “registros".Pode ser elaborada e mantida sob a forma que a organização considere mais adequada em relação às suas necessidades, riscos e oportunidades.Não deve ser interpretado como um rebaixamento da obrigação - por parte das organizações - de desenvolver, manter e registrar o que é necessário em termos de sistema. Atividades operacionais: O conceito da Perspectiva do Ciclo de Vida é introduzido, uma abordagem que pede que seja dada atenção para a proteção do meio ambiente em todas as fases de produção: Projeto e desenvolvimento Identificação de matérias-primas Embalagem e distribuição Reutilização e reciclagem Destinação final. A Perspectiva do Ciclo de Vida coloca maior ênfase sobre os requisitos ambientais envolvidos quando da aquisição de bens e serviços, e ao controlar processos que são terceirizados. A Perspectiva do Ciclo de Vida se traduz em uma exigência normativa explícita para: Controle de processos terceirizadosDeterminação de requisitos ambientais para aquisiçõesConsideração dos requisitos ambientais para o desenvolvimento, entrega e tratamento de fim de vida dos produtos/serviços. Dada a necessidade de fornecer informações sobre os potenciais impactos ambientais durante a entrega e tratamento de fim de vida de produtos e serviços. Avaliação de desempenho: Requisitos mais específicos foram adicionados em relação a avaliação do desempenho ambiental, incluindo a necessidade de estabelecer critérios e indicadores para a análise e avaliação do próprio desempenho ambiental. Alguns elementos foram estendidos, conectados com o monitoramento e desempenho de comunicação. É solicitado que a organização determinede forma mais clara: quais aspectos devem ser monitorados e medidos, em relação a fatores específicos os indicadores a serem utilizados para medir o desempenho ambiental quando os resultados d monitoramento e medição devem ser analisados e avaliados. Melhoria: O conceito de "melhoria contínua", associada com o desempenho ambiental, bem como melhorias no sistema de gestão. Os resultados do sistema de gestão ambiental são claramente explicados, ou seja, a melhoria do desempenho ambiental da organização. A nova edição da norma torna estes resultados mais concretos e eficazes. Bisogni Why_RINA Processo Faq Nome Sobrenome * E-mail * Empresa * País Cidade Telefone Estou de acordo que ao clicar em "enviar", estou aceitando a Política de Privacidade Solicitar informação Obrigada por nos contactar. Voltar a Serviços